O templo de Madurai, Tamil Nadu

Tamil Nadu é o nome de toda esta região do sudeste da  Ìndia,  onde proliferam grandiosos e belíssimos  templos hindus, que testemunham o florescimento da cultura Tamil.
Fomos ao templo de Madurai ao fim da tarde, pela primeira vez. A mulher polícia que controlava rigorosamente as entradas das mulheres, inspeccionou a minha mochila   e -  não sem antes ter bisbilhotado todos os meus cadernos e os ter  inclusivamente mostrado ao colega masculino  que fazia o controle dos homens, no meio de muitas interjeições de agrado - pegou nas canetas e nas aguarelas e declarou impreterivelmente: NOT ALLOWED!
Como a câmara do Vasco também era "not allowed", fomos os dois (descalços, porque os sapatos já tinham sido deixados noutra entrada do templo!) num instante e de  tuktuk, pôr todo o material censurado no hotel. Juntámo-nos rapidamente aos outros e ali ficamos, dentro do templo, até ser noite.
Quatro pirâmides como esta definem um recinto cheio de santuários, onde centenas de pessoas praticam os mais incríveis rituais. Por todo o lado há concertos de música carnática, pinturas, esculturas, fogos, procissões...enfim, uma loucura mas...sem caderno, faltava-me qualquer coisa. Voltei com o João Pedro às 6 da manhã do dia seguinte. Tentei de novo a minha sorte, mas o not allowed fez-se de novo ouvir. Deixei o João Pedro entrar e fiquei sózinha, cá fora, na rua,  num ambiente bem mais fresco e  sereno que o da véspera. Felizmente,  na rua, tudo é "allowed" e consegui fazer tranquilamente o meu desenho...



Sem comentários:

Enviar um comentário