1. EM CASA
Em Agosto fizemos umas férias muito giras. Desta vez só com o Luís (que viriamos a deixar na Alemanha, em Erasmus) já que com os 3 já tinhamos estado este ano em NY e no Pico...e já foi muito bom:).Começámos por Sienna, onde ficámos em casa dos nossos amigos italianos António e Ester.
É uma casa de campo, a uns 5 kilómetros de Sienna, de paredes grossas, panos de linho
pendurados nas janelas, interior fresco, Toscana a perder de vista, muitos ocres, amarelos, cheiro a figueiras, redes espalhadas no campo, esperguiçadeiras perdidas em sítios estratégicos de sombra ou corredores de vento.
E acordar com gatos aos pés da cama, manhãs calmas, muito café, a mesa de pedra, a cozinha ainda na penumbra. Cosa vuoi fare oggi? Andiamo a Murlo? E assim foi, um dia aqui, um dia ali, pelas tórridas vilas toscanas, a passear, a conversar, a desenhar.
Com tempo, com muito tempo, até à hora dos inesquecíveis cozinhados do António.
Luiggi, vuoi venire a prendere pomodori?
Se todas as férias têm uma memória gastronómica e sensorial, Sienna é sem dúvida tomate coração de boi, grande, magenta, suculento, sem sementes, acabado de apanhar na horta ao lado de casa.
E à noite, no campo, bem no escuro, chi vuole un bicchiere di champagne? deitados a olhar para o céu à espera da chuva de estrelas, ecco lá, quanto era grande!dove? no vedo niente! me vado a nord!
2. SIENNA
3. CHIUSI
4. MURLO
Em Murlo faz muito calor. Ao fim da tarde os vizinhos trazem as cadeiras para a rua. Corre uma brisa, e Se está bene, dizem sorrindo com um aceno de cabeça. A ali fcam, imóveis, à conversa, a refrescar, até ao cair da noite qué ora vado a casa, preparare la cena.
5- As Praças de SIENNA
Quem conhece a Praça do Palio não a reconhece neste desenho, mas sabe também o quanto desenhá-la é uma tarefa difícil, a roçar o impossível, pelo menos para mim.
Não faz mal.Como dizia a minha avó, "a intenção é que conta"
Mas praças lindíssimas não faltam em Sienna. E umas são mais fáceis que outras...
6. O DUOMO
Preparava-me eu para começar um desenho do Duomo de Siena - daqueles muito tranquilos e com muito tempo, que tanto gosto de fazer- quando, de repente, tudo ficou invadido por uma procissão dos representantes das 'contrade'(bairros rivais no Palium de siena). Por sorte este é o segundo tipo de desenhos que mais gosto de fazer 😊:frenéticos, mal-amanhados, a tentar apanhar tudo o que está a acontecer naquele breve instante: porta-estandartes, mascarados,bandeiras, rufar de tambores, eclesiásticos e, claro, muitos turistas! Fica uma salganhada, mas eu gosto:))
Sem comentários:
Enviar um comentário