Desta vez, no entanto, é diferente, porque publico para expôr as dificuldades que tive ao fazer um desenho e que passo a partilhar:
Hoje de manhã, o acesso de carro ao CCB, onde queria ir, estava cortado por todos os lados, e tive de ir a pé, porque estava a haver uma gigante e pomposa cerimónia militar, com um palanque gigante e com centenas de homens e mulheres fardados a rigor, em coreografias colectivas onde, imagino eu, alternavam corretamente posturas de ordens tipo "Apresentar Arma", "Perfilar Espada, ou "Ombro Arma". Era uma multidão, e apeteceu-me tentar desenhar.
1ª dificuldade: estavam à frente dos Jerónimos- elemento que não podia ignorar, mas que não era de todo o centro do meu desenho.
2ª dificuldade: se eram centenas de pessoas, como poderia eu representá-las ali, num instantinho?
3ª e maior dificuldade: Como dar a ilusão de que, em filas organizadas, as pessoas estavam espalhados por uma grande área?
Face a tantas dificuldades, o desenho ficou assim:
Como resposta à última dificuldade, convido-vos a ver alguns segundos deste video (do Amarcord, de Fellini), mais concretamente do minuto 3:20 ao minuto 3:54. Espero que gostem :)
Sem comentários:
Enviar um comentário