A Condição humana


IPO Lisboa
A condição humana. IPO Lisboa celebra Dia Mundial do Cancro com exposição e leilão de desenhos dos Urban Sketchers Portugal.
Sábado, 4 de fevereiro é Dia Mundial do Cancro e o IPO Lisboa assinala a data com a inauguração da exposição dos Urban Sketchers Portugal e um leilão de desenhos originais que refletem as vivências de doentes, familiares e profissionais do IPO nas mais diversas dimensões: a condição humana.
A exposição, que pode ser vista no corredor do 3º piso do Pavilhão Central do IPO, abre ao público às 10h00 do dia 4 de fevereiro. A licitação dos desenhos terá lugar às 17h30 e será feita pela Bidding Leilões, que se associou ao IPO nesta iniciativa. Na mostra, que estará patente até dia 18 de março, estarão expostos 68 desenhos originais de 34 autores, que ofereceram as suas obras ao IPO, mais 68 desenhos impressos em painéis de PVC. A base de licitação dos originais (59 lotes) varia entre os 20€ e os 140€.
A exposição IPO Lisboa|Urban Sketchers Portugal está organizada em quatro áreas temáticas: nós e os doentes; por dentro do IPO; tecnologias; arquitetura e jardins.
A história desta mostra é simples. Em janeiro de 2016, os Urban Sketchers Portugal passaram duas semanas a desenhar o quotidiano e os espaços de doentes, médicos, enfermeiros, técnicos, investigadores e outros colaboradores indispensáveis à complexa dinâmica hospitalar. Da cozinha à limpeza, da esterilização aos laboratórios, passando pelo bloco operatório, enfermarias, unidade de cuidados intensivos e unidade de transplante de medula, da biblioteca ao espólio histórico, parque de ambulâncias, salas de espera e tantos outros lugares com história e histórias narradas nos diários gráficos dos artistas.
Do labor desses dias resultaram mais de cem desenhos sobre o ser humano nas suas diferentes faces e múltiplas dimensões. Conhecimento, humanidade, tecnologias, perseverança, confiança e esperança. Mas também a ideia da finitude, a impotência, a fragilidade, o sofrimento, a dor e o temor. A condição humana sempre.O IPO Lisboa agradece ao Museu da Marinha a cedência das vitrinas para a exposição dos desenhos originais. -----------------
Exposição IPO Lisboa/Urban Sketchers Portugal Local: IPO Lisboa, Pavilhão Central, 3º piso Abertura ao Público: 4 de fevereiro 2017, 10h00 Leilão: 17h30